Campos do Jordão também vive em baixa temporada

23/11/2016
Mateus Carvalho²

Muita gente acha que não tem o que fazer em Campos do Jordão. Muita gente acha que Campos do Jordão só vive em julho e agosto. E quem pensa assim tá enganado. A cidade, que fica na Serra da Mantiqueira – interior paulista, tem muitos pontos turísticos e pra quem gosta de natureza é um prato cheio!

Fomos passear na cidade em um fim de semana comum, em novembro, e acredite, a noite passamos um frio da peste, que chegou a bater 5 graus. O melhor de tudo é que a cidade não estava tão cheia e ainda curtimos o friozinho de Campos. Durante o dia o tempo também é muito bom, aquele calor fresco.

Pra provar que você pode passar um fim de semana muito agradável, com um pouco de adrenalina ou não, com lindas vistas ou não, com noites agradáveis ou não, nós separamos uma listinha abaixo do que fazer na “Suíça brasileira”. Mas uma coisa muito importante é ter dinheiro, eita cidade cara!

O que fazer em Campos do Jordão

Zoom Bike Park – Quem gosta de trilha, ou melhor, quem gosta de Mountain Bike (trilha com bike) vai se amarrar nesse parque. Aqui você tem 28 km de trilhas demarcadas para você se aventurar pela mata. E tem nível de dificuldade pra todo mundo, desde o inexperiente até o mais experiente. Aqui nesse post nós contamos melhor sobre o parque. O ticket unitário para entrar no parque custa R$ 60. Se você não tiver a bike, fique tranquilo, lá você também pode alugar uma. Aqui nesse post a gente conta um pouco mais do parque.

o que fazer em Campos do Jordão
Trilha e visual no Zoom Bike Park

Pico do Itapeva – Aqui é um dos pontos mais altos de Campos do Jordão. Vale a pena dar uma chegada lá para apreciar a vista. Antigamente rolava uma feirinha de malhas, mas hoje só têm alguns ambulantes vendendo pouquíssimas roupas e outros vendendo mel e afins. O que vale mesmo aqui é apreciar a linda vista da mata da Serra da Mantiqueira.

Na verdade, esse pico fica em Pindamonhangaba, distante 15 minutos do centrinho de Campos. Bem perto, mesmo.

o que fazer em Campos do Jordão
Vista do pico de Itapeva

Pedra do Baú – Outro lugar que você tem que ir. A rocha fica na vizinha São Bento do Sapucaí, do alto dos 1.950 m. Outra vista incrível, mais bonita do que no Itapeva. Se o dia estiver bom, com sol, é nítido o tanto de verde que a região tem. Muito bonito mesmo. Como estávamos com um pouco de pressa, não chegamos lá pertinho da pedra, mas só de ver aquela paisagem do alto eu já me senti muito bem.

Só tem que pagar R$ 10 pra entrada no complexo. Vê só a foto.

o que fazer em Campos do Jordão
Do lado esquerdo, a Pedra do Baú
o que fazer em Campos do Jordão
Do outro lado uma mata imensa, a perder de vista

Tour Baden Baden – Sabe o que significa Baden Baden? Banho banho. Eu sempre vou meio desconfiado pra tours de fábrica de cerveja, mas é sempre legal, tomar umas, ver como funciona… a fábrica é bem pequena e eles produzem 140 mil litros de cerveja por mês. Pouco, né? Uma gigantona aí, tipo Ambev, faz isso em 2 horas. Foi criada em 99 e hoje já pertence à Brasil Kirin. Eles dizem que as fórmulas da Baden Baden não sofreram alterações. Até quando? A gente sabe ne, que essas cervejarias gigantes curtem botar um milho, arroz e outras coisas pra dar um rendida, economizar.

O ingresso custa só R$ 20, você tem direito a degustar duas cervejas, Cristal e Bock, e ganha um copo legal de brinde. No final já dá uma passada na loja e compra umas cervejas especiais que não saem de lá pra outras cidades, tipo a 5 grãos e Christmas.

Isso foi o que deu tempo da gente fazer, afinal, fomos descansar um pouco também, né? Mas fora isso, tem passeio de triciclo, outras trilhas pra fazer, teleférico e outras coisas meu.

Noite

Campos a noite é aquilo, né? Curtir um bar ou colar num restaurante. Balada, não sei. Eu pelo menos não vi nenhuma ativa. Sei que na alta temporada rola bastante, mas num fim de semana comum, não sei.

Como chegamos sexta à noite, fomos só jantar e encontramos o restaurante que servia entrada, prato principal e sobremesa por R$ 55. Preço bom até, vai. Mas, vai pedir uma cerveja? Oloco, Amstel por R$ 23, muito caro.

o que fazer em Campos do Jordão
Mini fondue de sobremesa

No sábado fomos no bar da Baden Baden. É legal, bar com todas as cervejas da marca e uma porção muito boa. Chapa com carne, batatas e legumes. Sei que no final das contas gastamos R$ 220 por três cervejas + uma porção.

Outro restaurante que a gente foi, num almoço de domingo, foi o Gato Gordo. Lugar a céu aberto, pratos muito bons e com preço honesto. Fica um pouco mais afastado do centro, no caminho para o Horto Florestal. Só seguir as placas que chega lá.

No final das contas, a conclusão é que Campos do Jordão é uma cidade muito legal de ir, mas também tem o lado negativo de ser muito cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *