Um rolê pelas montanhas do Chipre

17/07/2015
Por Mateus Carvalho²

O Chipre não é feito só de belíssimas praias e muita festa. A ilha também tem suas montanhas e já vou adiantando que esse é um dos rolês que você deve fazer. Você pode pegar o caminho para Troodos, mas sem essa de tour bombando ou tour particular. Alugue um carro e saia só com um destino final.

Nós saímos de Larnaca em direção a Troodos, mas durante o percurso fomos parando em vários lugares pra apreciar a vista ou então pra conhecer algum ponto turístico.

troodos
A simpática região de Troodos

A vista nem sempre é a mesma. Ora a gente via uma montanha mais seca, ora uma montanha com muita vegetação e até mesmo alguns pontos de praia.

No caminho paramos em uma pequena vinícola para degustação de vinhos, mas só conhecemos mesmo. Pra quem gosta de vinho é uma boa pedida.

caminho para troodos
Um pouco da vegetação no caminho
motanhas chipre
Montanhas do Chipre

Quando chegamos em Troodos, sentimos a diferença do clima. Lá no alto é muito mais agradável e descansamos um pouco do forte calor do Chipre. Troodos é uma região bem pequena, com igrejas, mosteiros e alguns restaurantes. Inclusive, a região é considerada patrimônio mundial da Unesco. As igrejas são da época bizantina, pequenas, e com uma arquitetura diferenciada, algumas até pintadas. Nada de modernidade, todas as construções são feitas de pedra, bem ao estilo antigo.

Mas para visitá-las pode ser um pouco difícil. Algumas delas ficam fechadas e você precisa ligar para a pessoa responsável abrir o portão se quiser visitar. Vimos algumas fechadas, mas não tínhamos telefone de ninguém.

Mosteiro de pedras na região de Troodos
Mosteiro de pedras na região de Troodos

Visitamos uma igreja ortodoxa na região, impossível saber o nome porque estava escrito em grego, me desculpe. É curioso ver como a reza de cada religião é diferente uma da outra. Os ortodoxos fazem questão de beijar todas as fotos de todos os santos expostas na igreja.

Como tínhamos que chegar em Paphos ainda, seguimos viagem umas 17h, mas antes paramos num restaurante pra provar a culinária cipriana. Comemos Tavas e Afelia, carne de porco com legumes e carne de panela com fritas, respectivamente. Bom demais.

Tavas, tipicamente cipriana
Tavas, tipicamente cipriana

Comentários:

  1. essas montanhas parece Campos de Jordão e esse mar …. os peixinhos no fundo do mar parece nem ter poluição por ai….
    continuem mandando fotos…. bjs

  2. lugar maravilhoso,dirigir nessas estradas de montanhas com essa vista deve ser empolgante sem falar da foto desse prato que parece
    bem apetitoso….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *