DestinosEuropaTurquia

O outro continente de Istambul

By 10 de junho de 2015No Comments
Parque em Moda

Vista para o estreito de Bósforo no lado asiático de Istambul

Antes de visitar a parte asiática de Istambul (a cidade é divida entre o continente europeu e asiático por mais estranho que possa parecer) procuramos saber o que fazer por lá em alguns blogs. Não achamos muitas coisas interessantes, mas tudo pode mudar dependendo do ponto de vista. Nós gostamos, queríamos até ficar por lá em alguns prédios irados, com vista incrível.

Uma verdade é que pouquíssimas pessoas falam inglês. Lemos que não tinha muitas coisas pra fazer a não ser visitar as mesquitas e aproveitar o trajeto do ferry boat pelo estreito de Bósforo. Mesquitas, nem visitamos, até porque perto de onde a gente está morando está cheio.

Primeiro descobrimos que o Fenerbahce fica do lado asiático, então fomos direto pra lá. Alex é um mito na Turquia e fizeram uma estátua em tamanho real. Mais sobre o tour pelo clube, vamos contar depois.

Estátua Alex

Alex, mito na Turquia

Depois fomos dar uma volta pelos bairros e encontramos o “Leblon Turco”, que fica no bairro de Moda. Antes passeamos por um parque que beira o Bósforo, muitas pessoas correndo, tomando cerveja e passando o tempo.

Lá tem muitos bares, cafés e restaurantes. Sentamos num barzinho que fica no alto de um morro, em cima deste parque e com vista para o Bósforo. Tomamos alguns chopps e comemos uns negócios por 77 liras ( em torno de R$ 90). Comparado ao dólar é bem barato.

Bairro Moda

Bairro Moda – Ao vivo, parece muito com Leblon

Vista para o estreito de Bósforo

Fim de tarde num bar com vista para o Bósforo

A noite, no bairro de Kadiköy, tem muita gente pelas ruas e nos bares. E era apenas uma terça-feira. Se você acha que a Vila Madalena tem muitos bares, espere até conhecer o lado asiático de Istambul.

Ainda voltaremos para explorar um pouco mais esse lado pouco conhecido da cidade.

Como chegar?

Basta pegar um ferry em Eminonu ou Karakoy – que ficam próximos da ponte de Galata – sentido Kadköy que você estará perto dos melhores bairros do lado asiático. Custa apenas 1,45 liras (R$ 1,75) se você tiver o Istanbul Kart (espécie de bilhete único) e a viagem demora só 15 minutos. O último horário para voltar para o lado europeu é às 23h.

Entrada do ferry boat

Entrada do ferry boat

Mateus Carvalho²

Leave a Reply