Alguns motivos para voltar à Turquia

27/05/2015
passeio de balão capadócia
Passeio de balão na Capadócia

De uns tempos pra cá viajar a Turquia passou a ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A novela Salve Jorge ajudou a aumentar o interesse pelo país, que antes era muito pouco conhecido.

Nós fomos para lá em junho de 2012 e confesso que também não sabia muito o que esperar. Mas, depois de passar 10 dias em Istambul e Capadócia tive a certeza que seria difícil encontrar outro país igual. E prometemos um dia voltar. E esse dia está muito próximo, daqui a 8 dias estaremos lá de novo para viver um mês em Istambul. Claro que visitar é diferente de morar, mas esperamos não nos decepcionar.

Agora, no nosso roteiro turco iremos conhecer a cidade de Antalya, que fica na costa turca, e Denizli, que possui uma paisagem completamente diferente que estamos acostumados, com montanhas super brancas. É, inclusive, conhecida como Castelo de Algodão.

Por isso, se alguém ainda dúvida do potencial da Turquia, separamos quatro motivos que nos fizeram voltar e escolher para morar por um mês:

mercado de especiarias na turquia
Mercado de especiarias na Turquia

Culinária

Para quem gosta de comida árabe, a Turquia é um prato cheio por sua variedade. La você começa o dia com um belo chá turco – bebida nacional – ou um café, que é bem forte e servido com a borra. Frutas também são facilmente encontradas.

O kebab é o prato típico deles. Mas não vá achando que é a mesma coisa que aqueles churrascos gregos que temos por aqui, que pagamos 2 reais por um lanche + um suco. Podemos dizer que o kebab é um espeto de carne ou frango e legumes. Não podemos esquecer do peixe no pão, um dos lanches mais típicos de Istambul.

O pão pita é outra comida incrível. Bem fininho e tostado, você não quer parar de comer, com coalhada ou pastas turcas. De sobremesa têm os baklavas, aqueles doces folhadas recheados com nozes ou pistache. São muitas coisas, mais pra frente iremos contar um pouco mais.

Clima variado

A Turquia possui um clima muito variado. Se você gosta de calor, pode ir no verão que vai passar lindos dias de sol. As melhores épocas para ir são entre abril e junho, setembro e outubro.

Mas, se você prefere o frio, experimente ir no mês de fevereiro, época que até neva.

Povo hospitaleiro

Embora já tenha ouvido de algumas pessoas que sentiram dificuldades em conversar com os turcos em inglês, eu não senti a mesma coisa. Não é possível, muita gente lá fala inglês e, se falam pouco, se esforçam ao máximo para te ajudar. É um povo caloroso, estão sempre alegres e com o sorriso no rosto.

cavernas na capadócia
Antigas cavernas da Capadócia

Pontos turísticos

O que não falta na Turquia é ponto turístico. Em Istambul você pode ver mesquitas com arquitetura única, ver como era um harém, passear pelo Estreito de Bósforo e estar na Europa e na Ásia em questão de um segundo. É incrível conhecer construções que sobreviveram diversas eras, e estar na cidade que foi Constantinopla!

Na Capadócia, outro lugar imperdível, você pode andar de balão, visitar uma cidade subterrânea e conhecer os hotéis ou casas que se parecem mais com uma caverna.

 

Mateus Carvalho²

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *