Chiva em Cartagena – Passeio pelos pontos turísticos da cidade

31/03/2015
chiva cartagena
Chiva em Cartagena

Fazer aqueles city tours, com um monte de gente, está sempre em último lugar na nossa lista de coisas pra fazer. Mas quando é uma trip rápida vale a pena. Em Cartagena existe a Chiva, um ônibus todo colorido, com música e que te leva para os principais pontos turísticos.

Como a gente só tinha um fim de semana, optamos por pegar uma Chiva para conhecer melhor a cidade. E é fácil de encontrar. Na cidade murada os guias ficam oferecendo o passeio pelas ruas ou você pode achar em agências de turismo.

Pagamos 45 mil pesos (mais ou menos R$ 56) por pessoa e fomos levados para conhecer o Castillo de San Felipe de Barajas e o Convento de La Popa. O passeio todo durou no máximo 3 horas, um tempo bom até. Mais do que isso já começa a ficar chato.

Castillo de San Felipe de Barajas
Castillo de San Felipe de Barajas

O Castillo é o Forte da cidade onde os espanhóis guerreavam contra os ataques dos rivais franceses e também contra os piratas, enquanto eram uma colônia. Um lugar bacana de conhecer mais pela sua história do que qualquer outra coisa.

De lá, fomos para a La Popa, um convento que fica em um morro, no ponto mais alto de Cartagena. O caminho até lá foi uma aventura, com misto de adrenalina e medo do busão virar. O motorista, nem aí, acelerava que nem maluco e ia buzinando pra avisar os outros que vinham no sentido contrário que estava passando. A cada curva era aquele pavor.

La Popa tem uma construção antiga, muito bonita e é toda envolvida por arcos. O passeio é todo guiado, mas confesso que o melhor dali nem é a história ou o lugar em si. O legal mesmo é a vista completa da cidade. Para entrar na La Popa, se estiver em passeio com a Chiva, não paga nada porque já está incluso no pacote.

convento de la popa
Convento de La Popa vale muito mais pela vista da cidade
vista de cartagena
Foto tirada no morro onde fica La Popa

Fora os passeios, fomos levados para conhecer o bairro mais chique de Cartagena, Boca Grande. Inclusive, uma área com belíssimos prédios e de frente para o mar. É chamado de “Little Miami”. Pra mim parece mais uma “Little ou Big Enseada”, no Guarujá, mas tudo bem.

Passamos também por um ponto turístico, próximo ao Forte, o Monumento Los Zapatos Viejos. É uma escultura de um par de sapatos de bronze, que é uma homenagem ao poeta Luis Carlos López. Quem é ele não sabemos e, até por isso mesmo, nem descemos da Chiva pra ver. Também porque achamos desnecessário e porque estava lotado de turista.

little miami em cartagena
Essa é a vista de quem mora em Little Miami, em Cartagena

Night Chiva

O busão também está disponível para o período noturno. Quem preferir ir aos pontos turísticos sozinho, pode pelo menos pegar a Chiva de noite. E o programa é diferente, tem city tour também, mas parece que é mais animado e ele te leva para jantares com música caribenha. Praticamente uma balada.

Mateus Carvalho²

Comentários:

  1. Bom dia!

    Estou planejando viajar para Cartagena nas férias (22/8/17 a 31/8/2017). Vou sozinha, no momento o que está me preocupando é a segurança (mulher viajando só…). Sei que violência há em td mundo, porém em outro país a coisa muda um pouco de figura. Podem me dar alguma dica?

    Vi uma foto que me encantou, na qual se refere a Cartagena como Paraty. Onde fica corretamente, gostaria especialmente de conhecer esse local?

    Toda dica que puder me mandar, agradeço imensamente.

    Desde já, agradeço pelas que já postou.

    1. Kelly, tudo bem?
      Devemos nos preocupar sim com a segurança independentemente do local ou se somos homens ou mulheres. Sugerimos você se hospedar dentro da cidade murada (local onde parece Paraty). Lá você pode andar tranquilamente sozinha e até à noite. Já fora deste centrinho não recomendamos andar sozinha durante a noite.
      Abs e boa viagem!

    2. Bom dia Kelly. Confirmada sua viagem a Cartagena dia 22/08? Vou para lá também exatamente nesse dia e ficarei dentro da cidade amuralhada. Podemos combinar algo já que vou sozinha também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *