Vivendo os contrastes da loucura da Índia

16/11/2015

Por Mateus Carvalho

A Índia e os indianos são únicos, assim como a China e os chineses. Lá as diferenças da nossa realidade são enormes, mas o nosso impacto não foi tão grande ao chegar na gigantesca Délhi. Talvez por já termos passado por Sri Lanka, que tem costumes parecidos, ou talvez também por ter passado pelo Egito, onde a pobreza está bem ali a sua frente.

Lemos em alguns blogs que antes de chegar a Índia é bom preparar a mente. Talvez seja verdade e, pra mim, a principal diferença está nas ruas, onde tudo se mistura. É carro, tuktuk, moto, gente, vaca, boi, cavalo, porco todos disputando um mesmo espaço. É uma doidera.

Caos pra todos os lados
Caos pra todos os lados

E as buzinas? Pelo amor de Deus, buzinam a todo momento e sem necessidade alguma. um segundo sem buzina é muito tempo na Índia. Mesmo nas cidades mais zens, como em Rishikesh, onde não existe trânsito, ele enchem o saco com essas buzinas. Insuportáveis. Vi uma senhora discutindo com vários taxistas por causa disso, foi engraçado.

Outra coisa é a sujeira da cidade, é muito sujo e para eles parece normal conviver desse jeito. Em contar o cheiro de mijo. Pros indianos qualquer lugar é lugar de mijar, sentiu vontade não segura não. Mas também não pense que é 100% sujo, mesmo em Délhi tem áreas super bonitas e arborizadas.

Mesmo com tanta sujeira, tem o incrível Taj Mahal
Mesmo com tanta sujeira, tem o incrível Taj Mahal

O estilão das pessoas também é algo incomum para nós, ocidentais. As mulheres principalmente, sempre usando um vestido e muitos lenços, os tradicionais saris. Os homens sempre de calça. Mulheres devem tomar cuidados porque eles olham mesmo, pode estar acompanhado ou não, vai sempre olhar. Uma calça ou saia longa e uma blusa mais comportada são importantes.

Posso dizer agora com certeza que as comidas são muito boas. Nunca tinha provado comida indiana porque sempre achei que era uma coisa muito pesada, apimentada e carregada no molho. Perdi tempo na vida. A base é bem vegetariana, mas encontramos de tudo, carne, frango e até o feijão. Depois de tanto procurar eu achei, que felicidade.

Comida indiana realmente surpreendeu
Comida indiana realmente surpreendeu

Pode parecer que a maioria do texto é feito de críticas e que não gostei da Índia. Mas, não é isso. É apenas a realidade do país e posso dizer que foi muito legal ver de perto todos esses contrastes. Muito legal mesmo. Visitamos ao todo 4 cidades e a partir de agora vamos contar como é a louca Délhi, a “tranquila” Rishikesh, o momento único em Agra e a mais ou menos Jaipur.

Até mesmo um lugar de paz você encontra na Índia
Até mesmo um lugar de paz você encontra na Índia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *