Ele é mesmo impressionante, o Taj Mahal

23/11/2015
taj mahal
Coisa linda o Taj Mahal

Por Mateus Carvalho²

Foi a mais linda história de amoooor! Coloque a música do mito Jorge Ben, Taj Mahal, para ler esse post. A música não diz muita coisa, mas expressa a verdade. Lá está uma das mais incríveis homenagens de um home a uma mulher. O imperador Shan Jahan o construiu em 1.632 para ser o mausoléu de sua esposa mais querida, a Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”), que morreu a dar à luz ao 14º filho do casal.

É difícil descrever esse lugar, uma obra gigante que demorou 30 anos para ser construída, feita toda de mármore, fios de ouro e pedras preciosas. Tem alguns lugares que você se decepciona um pouco, mas o Taj Mahal é definitivamente um lugar que é aquilo que você espera ou até mais e deixa todo mundo de queixo caído.

lateral do taj mahal
Lateral do Taj Mahal

Na entrada, achei um pouco estranho um grande portão avermelhado que mais parecia o Red Fort, em Délhi. Mas era só um dos portões que cercam o Taj Mahal. Logo depois, você começa a ver o munumento aparecer em um arco. Engraçado as pessoas em volta, uns dão um supiro, uns gritos de uaaaauu (coisa bem de gringo), ohhh my god.

Passando o arco, um grande jardim embeleza ainda mais o lugar. Nos sentimos igual quando visitamos a Muralha da China, queríamos tirar milhões de fotos, achar aquele ângulo perfeito, com menos pessoas possíveis, para tirar uma foto incrível. A cada 5 metros, uma foto. Esses momentos são raros pra gente.

entrada do Taj Mahal
Portão de entrada do Taj Mahal

Só uma das torres que estava em obras porque atualmente o Taj Mahal passa por um processo de restauração do mármore. A poluição indiana insiste em manchar o mármore, deixando com tom amarelado. Mas, não nos atrapalhou em nada. Era só uma torre ao fundo e a beleza do lugar continua de qualquer forma.

Os detalhes desenhados nas pedras também impressionam. Muitas pedras desenhadas nos mínimos detalhes, bonito demais.

taj mahal
Tá meio amarelado, mas os detalhes são incríveis
jardim taj mahal
Além do Taj Mahal, tem esse belo parque

Como chegar no Taj Mahal

Fomos até Agra com o único objetivo de visitar o belíssimo Taj Mahal. Fomos num dia e voltamos no outro. Pegamos um trem em Rishikesh e depois de 9 horas de viagem chegamos. Foi super tranquilo, mas é sempre bom lembrar que para viajar de trem pela Índia deve-se comprar 1ª, 2ª ou 3ª classe. Fomos de 3ª e foi de boa.

Gastamos U$ 30 cada, um preço um pouco salgado. Isso porque preferimos comprar com uma agência credenciada pelo governo, pra ter uma certa segurança a mais. Lemos coisas não muito boas sobre a Índia, então, todo cuidado é pouco.

Nos outros vagões ninguém aconselha, nem os próprios indianos. É meio zoneado, não tem lugar marcado e algumas vezes meio perigoso. Por isso, procure sempre fazer a reserva em agências credenciadas. Tudo fica mais fácil.

taj mahal
Fazendo a alegria da mulherada árabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *