Parlamentarium : a União Europeia explicada de forma interativa

06/05/2015

Fundada a partir de 1950 (sim, é velha!), a União Europeia é um bloco econômico formado por grande parte dos países europeus. Até aí a grande maioria aqui sabe disso. Mas e o que mais? Que você precisa ter o seguro viagem quando vai a Europa por causa do famoso tratado Schengen. Eu não sabia nada além disso até chegar em Bruxelas e descobrir que lá é a sede do Parlamento Europeu (desde 2003). Sim, existe um Parlamento, uma bandeira e até um hino para essa unidade.

parlamento1
Apesar da bandeira conter12 estrelas, hoje 28 países fazem parte da união Europeia

Mas você sabia que além do euro, existem outras doze moedas legais circulando? Sim, Inglaterra, por exemplo, faz parte da União Europeia, apenas não aderiu ao euro.
Pode parecer um pouco chato visitar um Parlamento, mas acredite, o museu Parlamentarium é bem interativo, quase que high tech . O prédio é enorme e muito bonito. Se você estiver em Bruxelas, não deixe de visitá-lo, ainda mais que a visita é gratuita! Caso tenha interesse, ainda pode assistir uma plenária ( e Batata suspira aliviado por termos visitado em um domingo).

parlamento4
Parlamento Europeu, em Bruxelas
parlamento2
O Museu é bem interativo, mas tudo depende da vontade do visitante,né?
parlamento3
“Faço concessões à Grécia e convenço todos a cortar relações comerciais com a Rússia…” é possível ser um representante europeu por alguns minutos.

A parte mais legal é a simulação de uma plenária. Você pode opinar sobre as questões e até tentar aprovar uma lei no Congresso. Dá pra perder um bom tempo ali! (e Batata dorme..)

Sabe o que é o melhor de tudo nesta visita? Você pode pegar um guia audiovisual em português, afinal, Portugal também faz parte da União Europeia!

Clique aqui para informações sobre horários de funcionamento.

Na Brancato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *