Gonçalves, escondida entre as montanhas da Mantiqueira

21/12/2016
Mateus Carvalho²

Minas Gerais tem muitas cidadezinhas agradáveis e que ficam perto de São Paulo. O nosso destino de um fim de semana dessa vez foi Gonçalves, que fica a pouco mais de 200 km de distância da capital. Natureza, cachoeiras, trilhas e cachaça, é claro, são algumas das boas coisas que você vai encontrar por lá. Não preciso nem dizer que apesar de ser famoso no inverno, é um ótimo destino para o verão também, né?

A cidade fica a 50 km de Campos do Jordão e a 50 pontos à frente também. É mais aconchegante, charmosa, autêntica. Daquelas cidades que tem a igreja, a praça e só. Mas tem restaurantes com comida requintada, ateliês e gente educada.

o que fazer em Gonçalves
Gonçalves é isso, cidadezinha muito pequena e muito agradável

Apesar da cidade ter 5 mil habitantes, alguns avanços da capital chegaram primeiro por lá. É muito forte a cultura dos alimentos orgânicos e nós fomos conhecer a feirinha que rola todo sábado de manhã. Queijos orgânicos, doce de leite, antepastos, verduras, um monte de coisa. Garanto que você não vai sair de lá de mãos vazias.

Lá mesmo nos encontramos com o Alecsandro, guia turístico da Tribo da Montanha. É bom ter uma pessoa que conhece o lugar de ponta a ponta. A nossa primeira parada foi no subdistrito de São Sebastião das Três Orelhas só pra dar uma olhada nas montanhas que rodeiam a região. Engraçado que aqui costuma ser 8 graus mais frio do que em Gonçalves, sendo que a distância entre eles não deve dar 5 km. Abaixo algumas dicas pra você saber o que fazer em Gonçalves.

o que fazer em gonçalves
São Sebastião das Três Orelhas

Pedra Chanfrada – É uma caminhada de nível fácil que leva 40 minutos até o topo da pedra. Pelo caminho você se depara com várias espécies de árvores, mas quem fica em destaque é a Araucária. O ar ali chega a ser 100% puro! E se você prestar atenção, ainda consegue colher vários moranguinhos. Frutas silvestres são uma delícia.

o que fazer em Gonçalves
Pedra Chanfrada vista de baixo
o que fazer em Gonçalves
Essa é a vista lá de cima da pedra

Cachoeiras – Ali pela região tem mais de 30, mas algumas delas não são abertas para visitação por estarem em propriedades privadas. Fizemos o circuito das cachoeiras do Cruzeiro, do Retiro e 7 quedas. Todas elas ficam no mesmo local e são acessadas por pequenas trilhas bem sinalizadas e cuidadas. Vale o passeio pela natureza do lugar, mata e cachoeira, mas as cachoeiras em si não são das maiores. Elas são pequenas e muito, mas muito geladas. Se você está a fim de dar uns saltos, aqui não é o lugar.

Como esse circuito fica dentro de uma propriedade, você paga só R$ 3 pra entrar e fica à vontade. Pra chegar lá é simples, tem placas por toda a cidade.

o que fazer em Gonçalves
Cachoeira do Cruzeiro
o que fazer em Gonçalves
Cachoeira do Retiro é bem pequena e rasa

Alambique – A expectativa de conhecer um alambique mineiro era grande, mas chegando lá, era apenas uma pequena sala recheada de barris e muita cachaça. Mesmo num lugarzinho tão pequeno, eles encontram espaço para fazer trocentos tipos de cachaça, para os mais variados gostos. Não podia deixar de provar algumas e comprar uma de mel e outra de banana. Recomendo! Suaves e gostosas!

o que fazer em Gonçalves
Alambique Três Barras, um dos mais antigos da Serra da Mantiqueira. Pequeno, mas com muita qualidade

Onde comer – Em Gonçalves você escolhe: comida caseira ou mais requintada? Gonçalves vem se destacando na área da gastronomia – eles têm até um evento anual de comidas. Destacamos dois em especial: restaurante Deméter, que serve a comida típica mineira no sistema coma à vontade. O preço? R$ 45. Não deixe de provar o virado de banana com queijo que eles fazem, uma delícia!

Outro restaurante legal é o Porto do Céu, que funciona à la carte. Pratos muito gostosos e um ambiente legal, bem decorado. Vale a pena conhecer também. Não deixe de experimentar o filé de truta que é uma delícia e é o prato famoso da região.

o que fazer em Gonçalves
Restaurante Deméter, vale a pena conhecer

À noite, vá no Janela com Tramelas, um barzinho agradável e que rola música ao vivo aos sábados. A noite por lá não é das mais agitadas, é sentar, tomar uma cachaça e ouvir um som.

Compras – São várias lojinhas espalhadas pela cidade. Tem a Pioneira, lugar pra comprar queijos, goiabada, doce de leite e até carne enlatada. Na Senhora das Especiarias é difícil escolher a melhor geleia, tem de tudo que você pode imaginar!

Como ficamos apenas um fim de semana em Gonçalves, fizemos tudo o que pudemos, mas há mais um monte de coisa pra explorar. Mais trilhas, mais cachoeiras e mais restaurantes muito bons. Lugar incrível que começa a ser invadido por paulistas. A habitação ainda é saudável, colocando a cidade na rota turística, gerando empregos e renda à população. Esperamos que continue assim.

Se alguém quiser saber mais informações sobre os passeios em Gonçalves, procure pelo Alecsandro, no telefone (11) 97327-3116, ou então pelo Facebook Tribo da Montanha.

o que fazer em Gonçalves
Senhora das Especiarias… tem geleia, hein

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *