DestinosEuropaTurquia

História, praia e badalação. Tudo isso em Antalya, riviera turca

By 22 de junho de 20153 Comments
cachoeira em antalya

Experimentando o Mediterrâneo

Fomos passar um fim de semana em Antalya, cidade na riviera turca, que fica a 45 minutos de avião de Istambul. A cidade é porta de entrada para diversos passeios, desde cidades antigas com zonas arqueológicas, até badaladas praias.

Por incrível que pareça, não fizemos nem um, nem outro. As cidades antigas nada mais são do que ruínas, e as praias do momento ficam, no mínimo, a 1h30 de lá. Como estávamos sem carro, dispensamos nos locomover de transporte público por longos períodos ou pagar uma fortuna para um passeio por essas praias, sem que tivéssemos tempo para esticar as pernas na areia com tranquilidade.

O que fizemos então?

Fizemos um passeio de barco, que o moço nos vendeu por 50 liras turcas (R$ 57) cada um “2h30 de belas paisagens” e, no fim, foi uma 1h30 com algumas cachoeiras (vou mostrar pra eles uma foto das Cataratas do Iguaçu pra eles verem o que é cachoeira de verdade) e uma parada para um mergulho no gelado Mediterrâneo. Como ainda era 14h30, decidimos pegar um ônibus e conhecer a praia vizinha, Lara Beach. Em 30 minutos chegamos na praia, muito diferente da nossa, é claro. O mar é bonito, mas a areia é escura, formada por pequenas pedrinhas. Alugamos um guarda-sol por 10 liras turcas (R$ 11), comemos um milho, tiramos um cochilo embaixo da sombra e fomos embora.

lara beach

Lara Beach – Há praias melhores mais afastadas

No domingo fizemos um passeio de rafting por 90 liras turcas cada. O rio, o Koprulu Canyon, fica a 80 km de onde estávamos. É um lugar lindo, com uma água azul turquesa. Nunca vi um rio assim. Também nunca senti uma água tão gelada como aquela. E mais uma vez precisamos dar uma aulinha pra eles. Vou dar um google em “rafting em Brotas” para eles verem o que é emoção. Mas como eu tinha um trauma adquirido justamente em Brotas há mais de 10 anos, valeu para eu superar meus medos. O passeio incluiu um almoço tipo bandejão.

Se você voltar no fim da tarde para a cidade, provavelmente vai poder curtir o pôr-do-sol em Kaleiçi, um bairro chamado também como “old city”, muito charmoso e que contaremos no próximo post.

rafting antalya

Rafting com pouca emoção, mas uma bela vista

antalya rafting

Onde está o Wally?

Na Brancato

3 Comments

Leave a Reply