Cuidado! Israel não é como você pensa

03/02/2016

Por Na Brancato

A primeira coisa que você pensa se eu falar Israel, por um acaso são bombas? Se você for um pouco mais interessado vai dizer bombas e judeus. Se você for religioso dirá Jerusalém. Agora se você for livre de pré-conceitos, interessado em tecnologia e ligado nas tendências, dirá que o país é um dos mais modernos e descolados do Mundo.

A começar por Tel Aviv, capital cultural de Israel, é cheia de cafés aconchegantes e estilosos, lojas de roupa conceito e restaurantes moderninhos. A cidade tem um clima praiano estilo chic, com uma bela orla e uma sociedade aberta às opções sexuais de todos.

Você imaginava Tel Aviv assim?
Você imaginava Tel Aviv assim?

Mas Israel não afrouxa no quesito segurança. Já no aeroporto você pode passar por uma sabatina dos agentes federais, que querem saber por que, quando, onde. E repetem as perguntas 20 vezes para confirmar que não estamos lá a fim de cometer algum crime. Pode parecer assustador ver tantos jovens com roupas militares e armas gigantes (MK 16 para ser mais precisa), mas ter todos os cidadãos, absolutamente todos, sem exceção de gênero, cor, deficiências físicas, etc, prestando serviço militar por três anos pode ser uma explicação da excelência em segurança do país. Mas gente, uma menina de 19 anos de TPM pode ser um perigo com uma arma dessas! Também faz sentido terem tantos jovens israelenses mochilando pelo Mundo, depois de três anos nessa panela de pressão, é justo lavar a mente e a alma rodando por aí.

No começo bate um medo, depois nos acostumamos com as armas
No começo bate um medo, depois nos acostumamos com as armas

É bizarro pensar que Israel tem quase a idade do meu pai! Um país muito novo (apesar do meu pai já estar ficando velho rs), constituído em 1948 pela ONU, que estabeleceu que ali seria a terra dos judeus. É daí que vem a riqueza e evolução. Judeus de todo o Mundo continuam enviando dinheiro para que o país se desenvolva e se modernize. Mas é daí também que vem uma das guerras mais longas dos últimos 50 anos: a luta entre Palestinos e Israelenses. Porque a Palestina já existia e os muçulmanos já estavam ali. Mas também a religião judaica diz que a área em que Israel foi fundado é a terra prometida por Deus ao primeiro patriarca, Abraão, e seus descendentes. Difícil.

Apesar de toda essa modernidade e brutalidade que envolvem Israel, é inegável que Jerusalém é um dos lugares mais incríveis do Mundo. Você não vai encontrar a paisagem mais bonita do universo ou o lugar mais pop, mas encontrará algumas das maiores demonstrações de fé. É ali, juntinho um do outro, que ficam os símbolos mais importantes para o judaísmo (Muro das Lamentações), Cristianismo (Santo Sepulcro) e Islamismo (Mesquita de Al-Aqsa, terceira mais importante). É emocionante conhecer.

Prepare-se para se apaixonar por esse jovem país. Mas prepare o bolso também, porque é um dos países mais caros do Mundo. Para nós, o mais caro que já conhecemos. Dois sanduíches e dois sucos podem custar 90 reais facilmente!

Centro antigo de Jaffa, em Tel Aviv, com várias lojinhas elegantes
Centro antigo de Jaffa, em Tel Aviv, com várias lojinhas elegantes

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *