Luxor, Egito, é uma das cidades que deve ser conhecida, principalmente se o foco da viagem for história. Assim como em Cairo, que tem as pirâmides e o museu, a cidade é rica em monumentos do tempo dos faraós. Mas a história dos templos e tumbas faraônicas ficará para outro post.

Luxor fica ao sul do Egito e para chegar lá você pode pegar um trem noturno que demora 12 horas, por U$ 20. É bem tranquilo, poltronas melhores que de avião e vai dormindo numa boa. Mas, pra comprar o ticket é um pouco difícil. Por isso, o melhor a fazer é pedir ajuda no hotel. Alguns dizem que só vendem para egípcios. Pode até ser verdade, porque não vi nenhum gringo. Talvez compraram nossos tickets no mercado negro, vai saber. Se preferir mais conforto, dá para comprar o trem com cama, por U$ 100. Para nós as poltronas foram suficientes.

trem luxor

Trem espaçoso por U$ 20

Mas o que tem pra fazer em Luxor além dos templos? A cidade é famosa, também, pelo passeio de balão, mas como já tínhamos feito na Turquia não quisemos fazer de novo. Mas, mesmo sem ter feito, acho que vale a pena ver todas aquelas ruínas pelo alto.

Tem também o passeio de Feluca pelo Rio Nilo. A Feluca é um barco a vela e pagamos 170 libras egipcias (U$ 21) cada um. Olha, dá pra pagar mais barato, mas como fechamos o passeio com o guia, tomamos esse chute aí. Dura apenas 2h30 e se você quiser pode almoçar no barco também. O bom do passeio mesmo foi poder mergulhar no Nilo, uma sensação muito boa. Água fresca, limpa e doce. Ainda passamos pela Ilha da Banana pra conhecer. Nada demais, mas fazia parte do passeio.

feluca nilo

Essa é a Feluca, muito usada pelos nativos de Luxor

rio nilo

Um mergulho no rio Nilo

E, claro, não pode faltar um mercadão. Em Luxor tem o Old Bazaar e estava muito vazio. Mas mesmo assim a encheção de saco é de cabo a rabo. Eles querem te vender tudo e abusam nos preços. Negociar é um ponto importante se quiser levar algo. E negociar bem mesmo, de 100 pounds pra 10, nesse nível.

old bazaar luxor

Old Bazaar, pouca gente

Sobre a noite, complicado, ein? Restaurantes você até acha, mas vai procurar um bar pra tomar uma cerveja pra você ver… é quase impossível. Achamos um pub velho para os turistas ingleses, mas ok.

Vale a pena ficar em um hotel bom. Os preços de redes famosas são bons comparados a outros lugares do Mundo e depois de visitar os templos pela manhã, você pode curtir uma piscina e descansar, porque não há mais nada para fazer na cidade. Além disso, pode aproveitar o restaurante do hotel se não quiser se arriscar no centro.

Infelizmente o turismo no Egito está muito em baixa pelos acontecimentos que estão rolando no Oriente Médio. Mas não me senti em perigo em nenhum momento, sempre tem polícia pela rua e muito controle policial. Espero que isso melhore por lá porque 80% da população sobrevive do turismo e é um povo que precisa.

rua de Luxor

Rua em frente ao Old Bazaar

Mala ou Mochila? Mala. Diferente de Cairo, Luxor tem mais estrutura, ruas preparadas e muito táxi. Três dias em Luxor é o suficiente para conhecer tudo.

Pesa no bolso? Pesa um pouco porque você gasta muito com guia, tickets para entrar em qualquer coisa e táxi se você precisar.

Onde ficamos? Mercure Hotel. Ele fica afastado do centro, mas como tínhamos algumas milhas pra gastar, preferimos escolher uma hospedagem boa pra descansar. Mas, as diárias custam 40 euros o casal.

mercure hotel

Mercure Hotel

2 Comments

  • maria oliveira disse:

    gostei desse trem…..parece um avião…. deveria servir de modelo para o Brasil, transporte confortavel, ecologicamente limpo….. acabaram com nosso transporte ferroviário…. ficamos muito tristes com que vimos em PARANAPIACABA em um passeio que fizemos este fim de semana, muita sucata de trens e vagões, usados até a decada de 90… que poderiam está sendo utilizados entre diversas cidades….
    abraços….

    • malaoumochila disse:

      Trem é o melhor meio de transporte! Esperamos que as linhas no Brasil sejam reativadas! É um absurdo um país deste tamanho ter uma malha ferroviária insignificante.

Leave a Reply