A Geórgia é desconhecida, mas é linda

12/01/2016

Mateus Carvalho²

A Geórgia foi um país que entrou meio por acaso no nosso roteiro de 6 meses de viagem e o que posso dizer, com toda certeza, é que foi uma surpresa boa. Assim como foi na Armênia, chegamos lá com pouquíssimas informações. Eu sabia sobre as montanhas do Cáucaso, além de algumas poucas histórias sobre a época da União Soviética.

O país fica na região da Eurásia e tem como principais vizinhos Armênia e Azerbaijão. A Rússia e a Turquia também estão ali do lado. Nossa primeira parada foi na capital Tbilisi. Como estávamos na Armênia, pegamos um táxi em Yerevan por U$ 15 e em pouco mais de 4 horas já estávamos lá. É muito perto.

tbilisi
Vista aérea de Tbilisi, capital da Geórgia

Para nós, Tbilisi ficou marcada principalmente pela culinária. Você não pode deixar de comer o famoso Katchapuri, uma massa de pão recheada com queijo e ovo. É uma delícia e tem de vários tamanhos. Outra coisa que você encontra por lá é o strogonoff. Dizem que é russo, mas não sei não hein. Posso dizer que comemos alguns strogonoffs na Geórgia muito bons, melhor que na Rússia.

igreja em tbilisi
Tbilisi é cheia de igrejas

Mas a melhor parte da Geórgia está mesmo nas montanhas do Cáucaso. E aqui vai uma dica preciosa: alugue um carro e vá desbravar os quatro cantos do país se você tiver tempo. Nós ficamos por lá uma semana e alugamos um carro por 5 dias. Tivemos a chance de ir para lugares incríveis, como Mestia e Kazbegi. Imperdíveis. Já tinha visto neve no Nepal e na Armênia, mas foi nessas duas regiões em que eu pude ver e sentir a neve cair na minha cabeça.

Como nós fomos no início do inverno, pegamos temperaturas entre -2 graus e 8 graus mais ou menos. No caminho para Mestia e Kazbegi pegamos muitos trechos de neve e é preciso tomar um certo cuidado, principalmente se você não está com carro apropriado, como nós. Quase que não conseguimos ir embora de uma cidade por conta de tanta neve que tinha no lugar. Admito que precisei de ajuda para tirar o carro de lá.

Mestia: cidade medieval muito agradável
Mestia: cidade medieval muito agradável

Mestia é uma cidade bem pequenininha, com arquitetura antiga. Sabe aquelas casas de pedra, ruas de pedra, bem estilo medieval? Pois bem, é assim. Lá tem algumas trilhas pra fazer e ver pedras de gelo, paisagens incríveis, e um teleférico que te leva para ver a vista da cidade. Não fizemos nada disso por causa da nevasca e isso me faz sentir que preciso voltar praquele lugar. Sem contar que o caminho entre Tbilisi e Mestia é incrível. Destaque pro lago da foto abaixo, talvez o mais bonito que já vi na vida. Olha a cor da água. Pra chegar lá você leva umas 7 horas de viagem.

Kazbegi é parecido com Mestia e o que vale por lá é curtir as montanhas do Cáucaso e alguns passeios para mosteiros. Subimos a montanha completamente coberta de neve para ver o mosteiro de Tsminda. O mais legal mesmo foi ver a cidadezinha toda coberta por neve. O mosteiro é simples. Pra subir lá, você pode ser aventurar a pé ou então pegar um táxi.

Saí da Geórgia com a sensação de que o mundo tem milhões de lugares desconhecidos e que nem imaginamos. O país deve, sim, ser incluído em um roteiro turístico porque tem muita história pra contar.

kazbegi
Quero ver subir a pé…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *