Por Na Brancato

Contratamos um guia em português (sim, achamos!) para fazer o tour dos templos de Angkor, patrimônio mundial da Unesco. Achamos meio sem sentido ir sem guia, olhar um monte de construção e não entender nada. E nos conhecendo, iríamos visitar um templo apenas, nos irritar com o calor e ir embora. Mais uma vez, foi um ótimo investimento o guia! Além de uma aula de história tivemos uma aula de política incrível que rende assunto pra muito buteco aí no Brasil quando voltarmos. Se vocês acham o Camboja pequeno, vão se surpreender.

Basicamente Angkor são templos hinduístas e alguns budistas e foram erguidos como espaços de meditação e reza entre os séculos VII e X. O templo onde foi gravado Tomb Raider, o Ta Prohm, foi construído por um rei Budista para ser o templo funerário de sua mãe. Quando o país oficializou sua religião como budista (passaram muitos reis hinduístas) o local abrigou um mosteiro.

Uma das entradas para o complexo de templos

Uma das entradas para o complexo de templos

A explicação para as raízes enormes no meio das construções é simples: durante muitos anos os templos ficaram abandonados e a natureza se fez maior. Os franceses descobriram o local no início do século 20 e trataram de fazer a limpeza, mas agora as pedras e raízes são uma coisa só.

"Daqui ninguém me tira"- disse a árvore aos franceses

“Daqui ninguém me tira”- disse a árvore aos franceses

Detalhes de Ta Prohm

Detalhes de Ta Prohm

templos de angkor ,cambodia

Templo de Bayon

O mais famoso templo é Angkor Wat, o maior monumento religioso do mundo, mas não achamos tudo isso não. Tem quem vá bem cedo para ver o nascer do sol por lá, mas não acho que vale o esforço. O reflexo do templo no lago pode ser visto o dia todo, ao não ser que você seja um sortudo como nós e visite bem na hora que estiver garoando, aí o lago fica turvo. Visitamos outros mais bonitos como o Baphoun e Bayon (nosso preferido).

Angkor Wat, o mais famoso

Angkor Wat, o mais famoso

Bayon temple, com várias faces do Buda. O mais bonito

Templo de Bayon, com várias faces do Buda. O mais bonito

Os templos ficam a uns 15 minutos do centrinho da cidade e a entrada para um dia custa U$20. Um templo do outro é bem distante, tem que fazer de carro ou de tuktuk. Não sei quanto custa para alugar o tuktuk para o dia todo, mas sei que entrar no ar condicionado do carro entre um templo e outro nos fazia muito bem! Adoramos nosso guia, o Alex, que fala 6 línguas, entre elas o russo, e tem o desejo ainda de aprender outras. Detalhe, a maioria delas aprendeu sozinho e ainda sabe fazer piadinha em português!

Beijinho de esquimó no Buda!

Detalhes das construções

3 Comments

Leave a Reply