Hamam, o banho turco

17/06/2015
sauna banho turco
Sauna do banho turco é inteirinha de mármore

Ir a uma casa de banho turco (hamam em turco) é como se fosse ir a uma sauna no Brasil, mas com algumas diferenças. Além da sauna, eles te dão um banho de esponja que você nunca viu e, de quebra, ganha uma massagem. Não que eu goste, mas você sai de lá relaxado e renovado. Complicado é ser esfregado por um homem, mas beleza, faz parte.

Eu fui um pouco resistente pra ir ao banho turco, mas é aquela história de sempre, temos que fazer as coisas típicas do país. E esse é um dos passeios imperdíveis da Turquia. É um “ritual” muito tradicional há séculos feito pelos homens e pelas mulheres. O lugar em que fomos, Aga Hamam, funciona desde meados de 1.450.

Pra começar os homens recebem uma canga, sim uma canga meio que de algodão, e um chinelinho bonito, viu. As mulheres recebem duas cangas, uma pra cobrir a parte de cima e outra a parte de baixo. Trocadas as roupas, hora de ir pra sauna e ficar por meia hora.

banho turco
Cangas de algodão para os dois ( foto embaçada pela sauna)

A sauna é grande, redonda e toda feita de mármore. Em volta de onde ficamos sentados ou deitados têm várias torneiras com água gelada pra dar uma refrescada. Mas o vapor não é insuportável. Dá pra ficar tranquilo.

Depois da sauna, as mulheres vão para um local reservado e os homens ficam ali mesmo pro banho. Diz a Na que as moças ficam bem a vontade, de peitcholas pra fora e tudo.

Primeiro eles fazem uma esfoliação geral até sua pele morta sair inteira, por todo o corpo. Depois, você deita no mármore e ganha um banho de espuma. E esfrega mais. Ao mesmo tempo que eles esfregam, eles fazem uma massagem forte. Estou dolorido ainda, não curto massagens. Mas pra quem gosta é um prato cheio. Já do lado feminino, a massagem não foi tão forte assim, foi mais suave.

banho turco sauna
Torneiras com água gelada para refrescar

Pra finalizar o banho, eles te colocam do lado da torneira e dão várias baciadas de água gelada, ai sim uma parte muito agradável. Depois de passar calor e ser amassado, um banho de água fria.

Depois de tudo eles nos ofereceram um chá não sei bem do que, mas era gostoso. Ficamos lá por mais uns 15 minutos e fomos embora.

Pelo banho, que dura uma hora, nós pagamos 55 liras (R$ 60). Mas tem outros pacotes que duram entre 1h30 e 2h e incluem massagem facial e outros serviços de spa.

Quando for escolher o local para fazer o banho turco tenha cuidado onde ir porque alguns são exclusivos para homens ou mulheres. Se estiver em casal, escolha os mistos, como o Aga Hamam.

No vídeo você vai entender um pouco como é feito o banho turco. Está um pouco embaçado porque é uma sauna.

chá no banho turco
Depois do banho, um chazinho (foto embaçada porque esquecemos de limpar a lente depois da sauna)
Mateus Carvalho²

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *