Ayutthaya – Cidade dos budas e das ruínas

05/03/2015

Ruínas em Ayutthaya

A cidade de Ayutthaya (há 80 km de Bangkok) é conhecida por ser a antiga capital da Tailândia, substituída por Bangkok após ser completamente destruída pelo exército de Myanmar. É lá que é tirada a maioria das fotos com os budas ao ar livre que você vê por aí, ou dos budas sem cabeça, ruínas…

Decidimos ir pra lá porque… porque era o nosso caminho. Pegaríamos o trem para Chiang Mai e obrigatoriamente ele passa por lá. Compramos nosso ticket uns dias antes da viagem e o moço nos assegurou que poderíamos embarcar de manhã, passar o dia e seguir viagem à noite com o mesmo ticket.

A viagem não dura mais que 1h, em um trem bem desconfortável (pagamos barato por isso – cerca de R$ 170 de Bangok até Chiang Mai, passando por Ayutthaya), mas até servem algum tipo de comida – arroz com bolinhas de carne. Não arriscamos, até porque não passava das 10h. Deixamos nossas malas no guarda-volumes da estação de trem e fomos conhecer a cidade.

Monges também tiram fotos...
Monges também tiram fotos…

De táxi fomos direto para o serviço de turista e de lá usamos o mesmo taxista para conhecer 3 pontos. A cidade tem muitos templos em ruínas e fica até difícil decidir qual visitar, apesar de no fim tudo ser igual. Por um passeio de 2 horas, que achamos tempo suficiente, e 3 pontos turísticos você paga em torno de 200 baths (R$ 20).

Tivemos dificuldades em encontrar bons restaurantes, muito mais pela falta de vontade do taxista, que parecia nos querer levar apenas em lugares de seus amigos. E era um pior que o outro. Por fim, descemos do táxi e caminhamos (eita cidade quente!) até achar um lugar pra comer um lanche. No fim de tarde, enquanto esperávamos o tempo passar, paramos também em um restaurante na beira do rio e comemos uns bolinhos de pimenta com um pouco de peixe.

Parece que a cidade tem uma parte mais movimentada e moderna, onde ficam os hotéis. Não tivemos tempo de conhecer, mas também não recomendamos mais do que um dia para visita-la.

ayutthaya

Ah! Quando pegamos nosso trem para continuarmos a viagem pra Chiang Mai o moço que verifica os bilhetes disse que não poderíamos ter feito isso, mas já estávamos lá dentro. Então, é melhor comprar tickets separados: compre um trem das 11h para passar o dia em Ayutthaya e outro bilhete das 19h para seguir viagem até Chiang Mai.

Street Fighter

Agora para os fãs do lendário jogo de videogame Street Fighter. Ayutthaya é a cidade do lutador Sagat, onde o cenário é composto por um Buda deitado. Mas se você quiser fazer uma cena parecida com a do jogo para tirar uma foto, cuidado! Não chute nem faça movimentos agressivos, pois isso significa uma ofensa ao Buda.

Chun Li x Ryu
Chun Li x Ryu
 Na Brancato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *