Armênia, seus mosteiros e seus montes

29/12/2015

Por Na Brancato

Se você pesquisar o que tem para se visitar na Armênia a primeira opção, e uma das poucas, será conhecer os mosteiros. O país foi o primeiro a reconhecer o cristianismo como religião oficial, no ano 302. Isso justifica a quantidade absurda de mosteiros espalhados pelo país! Mas não desanimem, eles são incríveis. Concordo que visitar uma meia dúzia deles deve cansar, mas há dois imperdíveis!

Já comentamos que o melhor jeito de conhecer o país é se hospedar na capital, Yerevan, e de lá partir para passeios diários. Para o Monte Ararat, em uma horinha se chega. De metrô, desça uma estação após a republic square (Kilikia se eu não me engano) e lá mesmo já vai ver os ônibus. Pergunte o que passa mais perto do Mosteiro Khor Virap. Uma pequena caminhada de 15 minutos, muito agradável por sinal, e encontrará a paz que o lugar proporciona. A visitação é gratuita e a dica é chegar cedo, se quiser ver o Monte Ararat com ótima visibilidade.

estrada-khor-virap-armênia
Na calmaria da Armênia
Mosteiro de Khor Virap e Monte Ararat
Mosteiro de Khor Virap e Monte Ararat

Pegue o ônibus das 9h, depois disso já fica tarde. Foi ali que São Gregório ficou preso por 14 anos, até que o rei Tirídates III se converteu. Dá para conhecer o calabouço onde ele ficou preso, mas minha claustrofobia não permitiu que eu descesse.

Por dentro de Khor Virap
Por dentro de Khor Virap

Outro mosteiro imperdível é o Sevanavank. Esse e mais complicadinho de ir, mas também se chega de ônibus e depois um taxi, já que o ponto é um pouco longe. Ao contrário do primeiro, a dica é ir à tarde, horário que o Sol esquenta um pouco mais e o vento não atrapalha tanto. Isso porque o Mosteiro fica no alto de um morro. A vista é de tirar o fôlego. O Mosteiro em si não é tão bonito, mas vale pelo contexto.

Mosteiro e lago Sevan ao fundo
Mosteiro e lago Sevan ao fundo
Uma das vistas mais bonitas da Armênia
Uma das vistas mais bonitas da Armênia

Para nós esses dois passeios bastaram. Há um local em que se pode pegar o maior teleférico do Mundo para se conhecer, vejam só, um mosteiro! Há também uma cidade pertinho de Yerevan em que é apelidada de Vaticano da religião cristã armênia por ter vários mosteiros no mesmo local. Lá também é possível visitar o primeiro mosteiro do Mundo, e por aí vai. As estradas são bonitas e na maioria dos casos, valem o passeio.

Se for para o sul da Armênia, provavelmente essa será a paisagem no caminho
Se for para o sul da Armênia, provavelmente essa será a paisagem no caminho

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *