Por Mateus Carvalho²

É em Vientiane, capital do Laos, onde se vê a maior influência francesa no país. Digo isso porque vi muitos franceses pela cidade, desde jovens até idosos. Percebi que alguns deles tem negócios por lá, como restaurantes por exemplo, além de uma namordinha laosiana. São muitos coroas acompanhados de novinhas.

praça de vientiane

Praça de Vientiane

Chegamos na capital de ônibus, vindo de Vang Vieng. A viagem é curta, dura umas 4 horas e o busão muito barato, só 50 mil kips (U$ 6). O bom é que o ponto de parada fica numa região muito boa, onde os turistas costumam ficar, no bairro Mixay. Por ali tem vários restaurantes agradáveis, barzinhos e é uma boa região para bater perna.

Vientiane não tem muito o que fazer, não. O único passeio turístico que fizemos foi conhecer o Buddha Park, um lugar meio que em ruínas cheio de estátuas que homenageiam o budismo. Não sei qual é a história do parque, mas tem umas esculturas bem bonitas por lá. Vale a visita. Pra chegar lá bastar pegar um busão na estação de ônibus. É só perguntar lá que eles informam qual é o número. Custa só 10 mil kips (U$ 1,25) para entrar no parque.

buddha park

Buddha Park

buddha park

Umas esculturas bem doidas

buddha park

Olha essa, fiquei viajando

Em Vientiane tem uma pista de boliche antigassa e vale a pena ir lá pra jogar umas partidinhas. Fazia tempo que não jogava e foi bem legal. Lá eles vendem cerveja, dá pra unir o útil ao agradável e passar uma noite diferente.

Descobrimos que lá tem uma churrascaria brasileira e como estávamos secos para comer um churrasco, fomos até lá conferir. A toa, né? Mais uma vez demos de cara na porta. Chegamos 30 minutos depois de ter fechado, mas queríamos esperar a noite para comer lá, até descobrirmos que o jantar custa 35 dólares. Desistimos, muito caro para nossos padrões. No almoço custa 15 doletas, aceitável.

À noite tem sempre a feirinha asiática, mas a de Vientiane é ruim. A maioria das lojas só vendem roupas, não é muito interessante não. Vale mais a pena sentar num bar ou num restaurante, que geralmente são bem baratos.

fried vegetable

Prove um fried vegetable

Vientiane é uma cidade bem diferente das outras que visitamos no Laos. Não que seja moderna, mas é um pouco mais desenvolvida, até por ser uma capital. Nas ruas se vê carrões e tem bons restaurantes. Um dia é mais do que suficiente para conhecer a cidade. Acho melhor gastar mais dias em Luang Prabang e Vang Vieng, além de outros lugares do país.

Leave a Reply