Medicina do Viajante – Essencial e de graça!

22/04/2015

Você sabia que existe um serviço gratuito chamado Medicina do Viajante?  Vale como forma de orientação e também como prevenção no caso de vacinas, principalmente para quem vai passar meses viajando.

A consulta, que deve ser agendada pelo e-mail agendamento@emilioribas.sp.gov.br, é mais uma conversa mesmo. Você vai lá, fala para onde vai viajar e ele vai indicando quais vacinas são necessárias e dá “dicas” do que evitar em alguns países que não possuem boas condições de saúde e saneamento.

Na Índia, por exemplo, é bom evitar o consumo de gelo, sucos naturais, saladas e água de fonte desconhecida. Como é um país com saneamento precário, é bom tomar esses cuidados. Já em alguns países da Ásia, o comprovante internacional de vacina de febre amarela é obrigatório. Você pode tomar a vacina no Emílio Ribas e lá mesmo pegar seu certificado. Repelentes específicos também são indicados e notícias atualizadas da Organização Mundial da Saúde nos foram mostradas.

Para a consulta, basta levar um documento com foto e a carteira de vacinação. No meu caso foi muito útil, até porque minha última vacina datava mais de 20 anos atrás, que vergonha. Com a consulta pude colocar tudo em dia, e se precisar fazer exame de sangue eles também oferecem este serviço.

A Medicina do Viajante fica no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, que é referência nacional. Lá mesmo você pode tomar quase todas as vacinas e pegar alguns remédios que o médico receitar, gratuitamente.

O horário de atendimento é das 8h às 17h. Para mais informações, basta ligar no (11) 3896-1400.

Mateus Carvalho ²

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *