Jaipur, a capital do Rajastão

25/11/2015

Por Na Brancato

Jaipur está no chamado “triângulo dourado” da Índia, do qual fazem parte a capital Délhi e a cidade do Taj Mahal, Agra. Elas ficam distantes entre si cerca de 5 horas de trem.

Dizem que Jaipur é a cidade de entrada para a região do Rajastão, terras dos marajás. O pouco que sei sobre esses governantes é que eles ostentam suas riquezas em grandes construções. E era isso que eu espera ver lá. Detalhes, cores, arquiteturas de encher a mente de inspiração. Só que não! Jaipur deve ser só o caminho se quiser ver tudo isso. Outras cidades devem esconder toda essa magia da Índia, porque Jaipur mesmo é só mais uma cidade.

jaipur
Jaipur e seus prédios rosados

Para não dizer que é em vão, o que vale muito muito a pena é conhecer o Amber Palace, que fica distante 4 km de Jaipur, na cidade de Amber. Esse sim enorme e com algumas pinturas e detalhes ainda vivos. Mas não espere encontrar tanta coisa assim lá dentro. Ele é enorme, mas são poucos aposentos que apresentam alguma característica da época.

amber palace
De fora já dá pra ver a imponência do Amber Palace
amber palace
Jardim do Amber Palace
amber palace
Vista de uma das janelas do palácio
Amber palace
Riqueza de detalhes

Também conhecida como cidade rosa, o centro de Jaipur nada mais é que um grande comércio, com todos os edifícios obviamente pintados de um rosa quase salmão. O barulho das buzinas e o trânsito caótico continuam por lá. Se estiver interessado em conhecer a residência do atual marajá, o City Palace fica ali também. Mas espere desembolsar cerca de 40 dólares para entrar nos melhores lugares do palácio, ou pague uns 15 dólares para passear na área externa e conhecer o museu.

O Palácio dos Ventos também é ali perto. É famoso por suas trocentas janelas, que conta a lenda ser para que cada concubina do marajá Sawaj Pratap pudesse observar o movimento da rua sem serem notadas.

Palácio dos Ventos
Palácio dos Ventos

Mas uma coisa não podemos negar: continuamos comendo muito bem na terra dos marajás. Ao lado do nosso hotel descobrimos um restaurante maravilhoso. As opções do dia ficam expostas em pratos, muito mais fácil para escolhermos. O lugar é bem limpinho, comida ótima, preço muito bom e ainda você pode comer em um gramadão. Nem parece estar na Índia. Fica a dica! Chitra Café, rua Khandela House. É só falar que é na rua ao lado da Amber Tower, todo mundo conhece.

Chitra Café
Chitra Café, imperdível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *