Onde encontrar cervejas uruguaias artesanais

09/09/2016

contamos aqui que gostamos muito de experimentar as cervejas famosas de cada país. As mais famosas cervejas uruguaias são a Norteña e Patrícia, mas pela proximidade com o Brasil, são facilmente encontradas aqui, inclusive em supermercados. Decidimos então partir para as cervejas artesanais no nosso passeio por Montevidéu.

cervejas uruguaias
Choperia Mastra – 11 tipos de chopps e 4 estilos de garrafas

Começamos pela cervejaria Mastra, que está com uma lojinha no Mercado Agrícola, em Montevidéu. São 4 tipos de cerveja engarrafadas e 11 tipos de chopps! Todas elas seguem os estilos americano, belga, escocês, inglês e, claro, uruguaio. Provamos a Belgian Blond Ale, com 7,2% de álcool e que segue uma linha mais adocicada, um sabor fresco de mel e caramelo. Outra que a gente provou foi a Golden Ale, que tem um teor alcoólico mais baixo – 5,7% – mas ainda é um pouco forte.

O lugar é bem agradável e há um ou dois tipos de tira-gosto. Um amendoinzinho, um salaminho, bem simples mesmo. Mas com um restaurante de carnes bem na sua frente você nem vai querer se empanturrar de amendoim!

cervejas uruguaias
Na Mastra Choperia

No bar Demodé conseguimos experimentar outra cerveja artesanal, a Cabesas Bier, que têm rótulos bem divertidos. Eles começaram a produzir a cerveja em 2008, com capacidade de fazer 1.000 litros por mês. Hoje eles cresceram e conseguem produzir 40.000 litros por mês.

A cerveja Patagonia não está na categoria artesanal, nem uruguaia, mas foi uma ótima surpresa para nós. A tomamos no Mercado del Puerto, onde também há um box da cervejaria. Experimentamos a Weiss, que vem com um aroma de laranja, já que a casca é passada levemente na boca do copo. Uma cerveja muito gostosa e que vale a pena experimentar.

Percebemos que Montevidéu está aberto para o movimento de cervejas artesanais. Encontramos facilmente várias opções e de ótima qualidade. Há passeios exclusivos para conhecer cervejarias, mas não tivemos tempo. A única parte ruim é que se você gostar muito da cerveja será quase impossível consegui-la fora do país. Justamente por serem artesanais, a produção é limitada e local.

cervejas uruguaias
Não é simpático o desenho da Cabesas Bier?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *