Boxe tailandês: passeio obrigatório na Tailândia

03/03/2015

boxe tailandês

O boxe tailandês (ou thai boxing), conhecido no Brasil como muay thai, é o principal esporte do país, embora algumas pessoas digam que o futebol é a maior paixão, mesmo não sendo uma grande força. Inclusive, nenhuma outra arte marcial é muito bem-vinda na cultura tailandesa.

Bangkok é um bom lugar pra assistir o espetáculo deles. Existem dois grandes ginásios: o Lumpinee Boxing Stadium e o Ratchadamnoen Boxing Stadium. Fomos aconselhados a ir ao Lumpinee, pois no dia teria disputa de cinturão. E estava lotado! Os tailandeses fazem da luta uma grande festa.

Têm também uns bares com ringue. E se você quiser pode até se candidatar a subir e lutar com alguém.

Os turistas costumam ficar bem próximo ao ringue, nas primeiras cadeiras. Nas partes superiores do estádio ficam os locais e vibrando a a cada golpe. Os preços variam de acordo com o setor. As arquibancadas custam em média 200 baths (em torno de R$ 20), enquanto as cadeiras coladas ao ringue custam 2.000 baths (em torno de R$ 200).

É verdade que a diferença de preço é grande. Mas se você quer ter mais segurança e um bom serviço de bebidas, com garçons vendendo cerveja, água e refrigerantes o tempo todo, fique no setor vip. Vale a pena! A parte superior conta com torcida e isso pode gerar confusão, nunca se sabe. Além disso, se você gosta de luta, pode ver e ouvir os golpes em um melhor ângulo.

boxe tailandes campeão
Foto de turista com o campeão

Curiosidades

Quem pensa que os lutares de boxe tailandês são grandes está enganado. Em sua maioria, são todos pequenos, mas muito fortes. É incrível a agilidade deles durante a luta.

Durante todo o combate, músicos animam o ambiente sempre com o mesmo som. E vale também para os lutadores. As batidas servem para preparar os golpes.

O aquecimento dos lutadores parece uma dança! Eles ficam por pelo menos 5 minutos fazendo giros, movimentos de muay thai e alongamentos.

Dois acessórios são indispensáveis para os lutadores: a coroa (mongkon) e o bracelete (kruang ruang), que são amuletos da sorte dos tailandeses.

Mateus Carvalho²

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *