Uma noite no deserto de Wadi Rum

12/08/2015

Um dos motivos de irmos a Jordânia era para poder ter a experiência de dormir no deserto. No Egito também tem esse tipo de passeio, mas dura no mínimo 2 dias e preferimos não arriscar por aquelas terras.

Todo mundo que visita a Jordânia faz este passeio para o deserto de Wadi Rum, que fica a 2 horas de Petra, e a 3 da capital Amman. Fechamos o tour em Wadi Musa mesmo, e por 120 dinars ( 180 dólares)  incluía o transporte até o deserto, um passeio de 2 horas de jipe e a noite no acampamento beduíno com jantar e café da manhã.

Pôr-do-sol no deserto
Pôr-do-sol no deserto

Chegamos no acampamento por volta de 15h e ficamos esperando até as 18h para fazer o passeio e aproveitar para ver o pôr-do-sol. O nosso guia disse que o carro do motorista beduíno quebrou, então faríamos o passeio com a camionete dele. O passeio foi ridículo. O beduíno estava tão cuidadoso com o carro do guia que não passou de 20km/h. No caminho vimos umas inscrições nas pedras da época que as caravanas dos nebateus passavam por lá vindos da Arábia Saudita e indo para Petra. Vimos também a casa de um inglês sei lá quem que pesquisava o povo árabe e umas rochas. Fora isso e o por-do-sol, que foi o mais bonito que ja vi, o passeio não teve mais nada, nem uma duna com emoção se quer. No pacote esse passeio nos custou 35dinars e nem durou 2h como prometido. Para ver o pôr-do-sol eu poderia não ter pago nada e visto lá de perto do acampamento.

O deserto é isso né...um monte de areia
O deserto é isso né…um monte de areia
Tem areia e tem rochas
Tem areia e tem rochas
Acampamento muito arrumadinho para ser de beduínos originais
Acampamento muito arrumadinho para ser de beduínos originais

O jantar valeu a pena. Nao que tenha sido um banquete, mas fazia tempo que nao comíamos uma comidinha gostosa, sem exageros de temperos. Havia salada árabe (tomate e pepino), hommus e um arroz cozido com frango.

A noite era o para ser então o ponto alto. Tivemos sorte de ter s lua cheia,bem ali na nossa frente. Por outro lado, o céu ficou tão iluminado com a lua que não dava para ver tantas estrelas como imaginei. Também esperava algo mais animado, mas no acampamento só haviam nós, uma italiana e três pessoas que chegaram mais tarde. Nada de música em volta da fogueira. Até tinha. Mas vinha de uma caixa de som. O jeito foi puxar os colchonetes e dormir sob as estrelas. Muito mais agradável que dormir em uma barraca.

Vim até aqui para dormir do lado de fora!
Vim até aqui para dormir do lado de fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *